A atenção na cognição inventiva e no teatro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312911162016029Abstract
O artigo tem como foco a atenção, com apontamentos sobre o estudo de seu surgimento na filosofia e sua influência na psicologia moderna e no teatro. Por ser um conceito multidisciplinar, a atenção se encontra em vários campos de estudo, inclusive na arte, permitindo assim uma discussão sobre o mundo em que vivemos. Em tempos em que a quantidade de estímulos acaba por bombardear-nos de informações, o artigo trará alguns conceitos que convergem para o estudo da atenção. As referências para este estudo se encontram em publicações no campo da Educação, da Psicologia e do Teatro. O presente estudo propõe uma reflexão sobre a noção de atenção utilizada no método de aprendizagem e na cognição inventiva proposta por Virginia Kastrup, bem como a atenção no treinamento do ator/bailarino e na recepção do espectador. Relata ainda algumas práticas de atenção no teatro e na dança realizadas no Grupo de pesquisa O corpo-mente em Cena (PPGT/UDESC).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.