PCIEXS – proposta de processo para a construção de identidade e experiências sonoras entre marcas e clientes

Autores/as

  • Clarissa Martins Alves Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Rodrigo Souza Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Luiz Salomão Ribas Gomez Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911162016140

Resumen

O design de experiências vem se consolidando como um campo de estudo com variadas abordagens. No contexto da gestão de marcas faz-se cada vez mais necessário propor caminhos para o desenvolvimento de experiências, contribuindo para uma abordagem holística e integrada da comunicação de marca. O presente estudo teve como objetivo desenvolver uma proposição metodológica para a identificação e tradução da identidade de marca para uma linguagem musical. Buscou-se desenvolver processos baseados na identidade de marca capazes de orientar a construção de experiências sonoras em pontos de venda, traduzindo conceitos da marca em conceitos musicais. A pesquisa proposta pode ser classificada como de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Propõe-se um processo desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e descreve-se um caso de aplicação como meio de exemplificar sua aderência a uma situação real. Foram apresentados os resultados da utilização do processo proposto, bem como as impressões dos envolvidos sobre sua aplicação.

Descargas

Biografía del autor/a

Clarissa Martins Alves, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda e Especialista em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Coolhunting pelo Istituto Europeo di Design de Barcelona. Graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) foi Colaboradora do Grupo de Engenharia do Produto, Processo e Serviço (GEPPS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é mestranda e pesquisadora bolsista da CAPES vinculada ao Programa de Pós Graduação em Design (PPGDesign/UFSC), no qual desenvolve pesquisas nas áreas de tendências, codesign, experiências estéticas e branding. Durante quase dois anos foi Coordenadora de Pesquisa na Audiolab - estúdio de audio branding e marketing sensorial - e possui experiência nas áreas de branding, music branding, pesquisa de tendências e de mercado, music trends e processos criativos.

Rodrigo Souza Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2009). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, Branding com enfase em audiobranding e gestão projetual com enfase em métodos ágeis. Vinculado ao Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas.

Luiz Salomão Ribas Gomez, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), revalidado na Universidade da Beira Interior (UBI) como Doutorado em Engenharia e Gestão Industrial (2012). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina onde coordena o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional - LOGO. Realizou, em 2009, Pos-Doc junto ao UNIDCOM - IADE em LIsboa com o tema Brand DNA. Tem experiência na área de Design em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, metodologia, branding, design industrial e de moda.

Publicado

2016-08-31

Cómo citar

MARTINS ALVES, Clarissa; SOUZA NASCIMENTO, Rodrigo; RIBAS GOMEZ, Luiz Salomão. PCIEXS – proposta de processo para a construção de identidade e experiências sonoras entre marcas e clientes. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 16, p. 140–158, 2016. DOI: 10.5965/1808312911162016140. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6922. Acesso em: 13 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a