Os olhos tristes da casa, os olhos meigos do boi: Uma leitura de quatro obras do modernismo brasileiro pertencentes ao acervo do MASC

Autores/as

  • Telma Scherer UFSC - Doutoranda em Teoria Literária UDESC - Graduanda em Artes Visuais

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911162016053

Resumen

O artigo pretende realizar uma reflexão sobre o modernismo brasileiro, ancorada na leitura de quatro gravuras pertencentes ao Museu de Arte de Santa Catarina: duas de Tarsila do Amaral, uma de Mund Júnior e uma de Domingos Fossari. As quatro obras apresentam elementos que nos permitem questionar as relações entre a ideia de progresso e modernização em contraponto com a manutenção de tradições do passado. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Telma Scherer, UFSC - Doutoranda em Teoria Literária UDESC - Graduanda em Artes Visuais

Doutoranda em Teoria Literária na UFSC. Bolsista FAPESC. Pesquisadora do LabFLOR - Laboratório Floripa em Composição Transdisciplinar: Arte, Cultura e Política

Publicado

2016-08-31

Cómo citar

SCHERER, Telma. Os olhos tristes da casa, os olhos meigos do boi: Uma leitura de quatro obras do modernismo brasileiro pertencentes ao acervo do MASC. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 16, p. 053–071, 2016. DOI: 10.5965/1808312911162016053. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6907. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos