O legado da linguagem visual do Vaporwave

a representação nos estágios tardios do capitalismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129152021e0027

Palabras clave:

Artes gráficas - Vaporwave (Música), Memes, Comunicação visual na arte, Linguagem e internet

Resumen

O artigo disserta sobre a visualidade do movimento Vaporwave, fundamentando em Hall (1997) o sistema da linguagem – seus códigos e as construções de sentidos, conformadas pelos signos. Neste sentido, analisa-se a capa do álbum “Floral Shoppe” (2011), identificando os elementos visuais e o contexto de suas mensagens políticas, posteriormente discutidos diante da apropriação por grandes corporações, ainda que se apresentem ideologicamente contrárias.

 

Descargas

Biografía del autor/a

Gustavo Stephan Rocchetti Luz, Pontificia Universidade Catolica de Campinas

Atualmente é bolsista CNPq de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: vaporwave, cibercultura, linguagem visual, palestras e arte e design. (Texto informado pelo autor)

Luisa Angélica Paraguai Donati, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pesquisadora e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Midia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Consultora Ad Hoc da CAPES e FAPESP. Reviewer da Leonardo Digital. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Produção e Pesquisa em Arte. Pesquisadora e artista nas interlocuções entre arte, design e tecnologia, investiga linguagens e materialidades, que operacionalizam tecnologias enquanto modos de ver e perceber o mundo. Possui graduação em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Multimeios, Instituto de Artes na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado no Planetary Collegium, Nuova Accademia di Belle Arti NABA, Milão e no MediaLab/BR, Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Citas

BERNARDO, J. F. Colagem nos meios imagéticos contemporâneos. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista, 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/86944. Acesso em: 5 jul. 2020.

DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ESQUIRE. How Vaporwave Was Created and Destroyed by the Internet: An exploration of the anti-consumerism music that died the way it lived. [S. l.: s. n.], Aug. 2016. Disponível em: https://www.esquire.com/entertainment/music/a47793/what-happened-to-vaporwave. Acesso em: 5 jul. 2020.

FISHER, M. Capitalist realism: Is there no alternative? Reino Unido: John Hunt Publishing, 2009.

GENIUS . 7 Rings. Intérprete: Ariana Grande. [s. l.] : Universal Music Group, 2019. Disponível em: https://genius.com/Ariana-grande-7-rings-lyrics. Acesso em: 2 jul. 2020.

GLI.TC/H - the F.A.Q. Page . [S. l.: s. n.], [201-?]. Disponível em: http://gli.tc/h/faq/. Acesso em: 5 jul. 2020.

HALL, S. (ed.). The work of representation. In: HALL, S. (ed.). Representation: Cultural representations and signifying practice. London : Sage, 1997. , p. 13-74. v. 2. Disponível em: https://pages.mtu.edu/~jdslack/readings/CSReadings/Hall%20-%20Representation.pdf. Acesso em: 1 jun. 2020.

HEELS, B. History of Vaporwave. [S. l.: s. n.], 2015. Ben Heels Music . Disponível em https://benheelsmusic.wordpress.com/2015/10/01/history-of-vaporwave/ . Acesso em: 2 jul. 2020.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto of the Communist Party. [S. l.: s. n.], 1848. In: YOUNGE, R.; PARTNOY, F. Activist Manifesto. [S. l.: s. n.], 2018. Disponível em http://activistmanifesto.org/assets/original-communist-manifesto.pdf. Acesso em: 4 jul. 2020.

MONTEIRO, G. H.; AMARAL, L. V. do; RIOS, J. R. A. C. “está tudo em suas mãos”: o desenvolvimento do movimento vaporwave na internet. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. 19., 2017, Fortaleza. Anais eletrônicos [...] .Fortaleza : INTERCOM, 2017. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2017/resumos/R57-0360 1.pdf?fbclid=IwAR0huO1dVM_0_-hJ0AIb-bFsJpUhL9H3dLVLpxEExz0C1rZr34sR2osHg7U. Acesso em: 4 jul. 2020.

PEARSON, J. How Tumblr and MTV Killed the Neon Anti-Corporate Aesthetic of Vaporwave. [S. l.: s. n.], 26 jun. 2015. VICE . Disponível em: https://motherboard.vice.com/en_us/article/539v9a/tumblr-and-mtv-killed-vaporwave. Acesso em: 11 jul. 2020.

SILVA, A. de A. O capitalismo tardio e sua crise: estudo das interpretações de Ernest Mandel e a de Jürgen Habermas. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

TANNES, G. Babbling Corpse: Vaporwave and the commodification of Ghosts. Croydon: Editora Zero Books, 2016.

VOX. How seapunk went from meme to mainstream. Produção: Estelle Caswell, Carlos Waters. [S. l.: s. n.], 29 fev. 2016. 1 vídeo (4min31s). YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lxn-6DAuqyk. Acesso em: 2 jul. 2020.

WEIRDVIBESMTVHIVE. The Birth of seapunk. Produção: Shirley Braha. [S. l.: s. n.], 28 fev. 2013. 1 vídeo (2min14s). Ep14 (p2). YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mkSxFDYEklg. Acesso em: 1 jul. 2020.

Publicado

2021-10-07

Cómo citar

LUZ, Gustavo Stephan Rocchetti; DONATI, Luisa Angélica Paraguai. O legado da linguagem visual do Vaporwave: a representação nos estágios tardios do capitalismo. DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, p. 01–15, 2021. DOI: 10.5965/18083129152021e0027. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/18487. Acesso em: 5 may. 2025.