O imperialismo da moda europeia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914232019124

Palabras clave:

Moda, Internacionalização, Moda e globalização

Resumen

Os estudos de moda têm-se desenvolvido de forma mais intensa desde o último quarto do século passado e, principalmente, de modo interdisciplinar. Assim, analisá-la à luz da historicidade é uma possibilidade de compreensão de aspectos de seu desenvolvimento. O presente trabalho visa uma breve abordagem teórica relacionada à consolidação do imperialismo da moda europeia, algumas características de sua configuração no cenário atual e de sua influência sobre o modo de vestir do mundo todo. As principais capitais da moda possuem sua gênese firmada na história daquele continente e, na contemporaneidade, ainda exercem grande controle sobre o que é disseminado mundo afora. De uma forma geral, impõe-se imperativamente, manifestando conceitos e particularidades que a caracterizam de forma elegante e se torna objeto de consumo.

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Biografía del autor/a

Ana Luiza Nascimento Peres, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Tecnóloga em Design de Moda pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Marcio Roberto Ghizzo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Humanidades

Coordenador do Grupo de Estudos de Espaço, Sociedade e Consumo

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Publicado

2019-08-05

Cómo citar

PERES, Ana Luiza Nascimento; GHIZZO, Marcio Roberto. O imperialismo da moda europeia. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 23, p. 124–141, 2019. DOI: 10.5965/1808312914232019124. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914232019124. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos