Entre linhas: a pesquisa na formação de professores em Artes Visuais e as aproximações com um jantar

Autores/as

  • Maristela Müller Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914222019033

Palabras clave:

pesquisa, jantar, escrita, formação de professores, Artes Visuais

Resumen

Na busca constante por realizar paralelos entre o processo de pesquisa com algo próximo à realidade, no presente texto, propõe-se pensar a relação entre a pesquisa e a preparação de um jantar. Com base no Materialismo Histórico-Dialético, convidam-se diferentes autores para esse jantar inusitado e hipotético, dentre eles Demo (2007); Buján, Frade e Silva (2014); Silva (2015); Marques (2006); Saviani (1984); o artista Rirkrit Tiravanija (2002; 2010); e a artista Judy Chicago (1974-1979). Ao longo da presente reflexão, aproxima-se o processo da organização de um jantar com o da elaboração de um projeto; o jantar ao processo de pesquisa; e a estética do prato à estética da escrita. No decorrer do texto, percebe-se que o jantar é apenas um pretexto para reunir os autores a fim de estabelecer uma reflexão sobre algumas questões, como o processo de pesquisa, a formação de professores nas licenciaturas em Artes Visuais, a leitura e a escrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maristela Müller, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Publicado

2019-04-02

Cómo citar

MÜLLER, Maristela; FONSECA DA SILVA, Maria Cristina da Rosa. Entre linhas: a pesquisa na formação de professores em Artes Visuais e as aproximações com um jantar. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 22, p. 033–048, 2019. DOI: 10.5965/1808312914222019033. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914222019033. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos