Pequeno inventário da montagem soviética

Autores/as

  • Dionatan Daniel da Rosa Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914222019002

Palabras clave:

Montagem, Cinema Soviético, Eisenstein, Griffith

Resumen

A partir do ponto de vista da criação artística, desenvolveu-se uma pesquisa sobre modos de operar a criação cênica, tendo como base conceitual a teoria da montagem cinematográfica. Partiu-se das definições extraídas da linguagem cinematográfica contidas na teoria da montagem soviética, sistematizada como modo de articulação da matéria fílmica pelos cineastas russos, no início do século XX. Trata também da influência da escola americana na formação do conceito soviético, uma vez que a primeira definição do termo montagem foi construída na pratica cinematográfica de D. W. Griffith. Apresenta-se o tema em suas relações com a sociedade russa e as incursões artísticas que influenciaram sua constituição como conceito artístico, evidenciando a relação entre Griffith, Eisenstein e Meyerhold. Destaca-se, a influência da biomecânica no conceito de montagem, o antinaturalismo da teoria eisensteniana e as diferenças entre o método de montar de Eisenstein e de Griffith.

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Biografía del autor/a

Dionatan Daniel da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Teatro pelo Programa de Pós- graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, com a pesquisa intitulada "Montagem Expandida" orientada pelo Pr. Dr. Edélcio Mostaço, possui graduação em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade de Santa Maria - RS. A pesquisa de Mestrado se insere na área de linguagens, criação, estética e direção teatral.

Publicado

2019-04-02

Cómo citar

ROSA, Dionatan Daniel da. Pequeno inventário da montagem soviética. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 22, p. 002–016, 2019. DOI: 10.5965/1808312914222019002. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914222019002. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos