Pequeno inventário da montagem soviética
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914222019002Keywords:
Montagem, Cinema Soviético, Eisenstein, GriffithAbstract
A partir do ponto de vista da criação artística, desenvolveu-se uma pesquisa sobre modos de operar a criação cênica, tendo como base conceitual a teoria da montagem cinematográfica. Partiu-se das definições extraídas da linguagem cinematográfica contidas na teoria da montagem soviética, sistematizada como modo de articulação da matéria fílmica pelos cineastas russos, no início do século XX. Trata também da influência da escola americana na formação do conceito soviético, uma vez que a primeira definição do termo montagem foi construída na pratica cinematográfica de D. W. Griffith. Apresenta-se o tema em suas relações com a sociedade russa e as incursões artísticas que influenciaram sua constituição como conceito artístico, evidenciando a relação entre Griffith, Eisenstein e Meyerhold. Destaca-se, a influência da biomecânica no conceito de montagem, o antinaturalismo da teoria eisensteniana e as diferenças entre o método de montar de Eisenstein e de Griffith.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.