Benefícios e aplicabilidade do WebGL na construção de Ambientes Virtuais Tridimensionais por designers

Autores/as

  • Bruno Spanevello Pergher Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Luís Farinatti Aymone Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312913212018120

Palabras clave:

Design virtual, Ambientes tridimensionais, WebGL

Resumen

Este trabalho busca definir os benefícios da utilização da tecnologia WebGL, por designers, na construção de ambientes virtuais tridimensionais interativos e avaliar a possiblidade de inserção da mesma nos métodos de trabalhos destes profissionais. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica com o intuito de esclarecer o contexto e especificidades do problema. Com as informações obtidas, definiram-se critérios e requisitos para avaliação de 26 ferramentas encontradas que trabalham de forma direta ou indireta com a criação de conteúdo em WebGL. Dentre elas, foi selecionado o conjunto de softwares (Blender + Blend4Web) que melhor cumpria os requisitos e, por consequência, melhor poderia solucionar a questão. Esse foi então testado em profundidade quando utilizado na criação de um ambiente virtual composto por objetos 3D, animações e interações. Analisando os resultados, desvendaram-se diversos benefícios trazidos pelo WebGL como a visualização em multiplataforma sem a necessidade de qualquer complemento (plug-in). Confirmou-se também a aplicabilidade dele nos projetos de Design Virtual que ganham em qualidade gráfica e interatividade, podendo ser distribuídos pela internet ou meios off-line. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-18

Cómo citar

PERGHER, Bruno Spanevello; AYMONE, José Luís Farinatti. Benefícios e aplicabilidade do WebGL na construção de Ambientes Virtuais Tridimensionais por designers. DAPesquisa, Florianópolis, v. 13, n. 21, p. 120–142, 2018. DOI: 10.5965/1808312913212018120. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312913212018120. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a