Preconceituoso, graças a Deus!:
a intervenção urbana e a escrita ensaística como reinvenção de si
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0017Palabras clave:
Arte de rua, Urbanização, Escrita e arte, Performance (Arte)Resumen
Este ensaio baseia-se em escritores clássicos e contemporâneos para apresentar as bases históricas e conceituais da escrita ensaística. Concomitantemente, trata da experiência do autor na construção site specific da intervenção urbana em arte Aguarda-te Escuridão (concebida e apresentada em setembro de 2018 em Lomé, Togo). Deste modo, o texto apresenta e defende a pertinência tanto do uso do formato do ensaio literário para a escrita derivada da pesquisa acadêmica que discuta a prática em arte quanto do que define como uma “metodologia ensaística” de produção de obras e conhecimento em arte.
Descargas
Citas
ADORNO, T. W. O ensaio como forma. In: ADORNO, T. W. Notas de Literatura I. São Paulo :Editora 34, 2003. p. 15-45. (Coleção Espírito Crítico)
BAFFI, D. E. Ensaios entre mundos possíveis: a estrangeiridade como princípio para a criação de intervenções urbanas em arte. 2019. Tese (Doutorado em Teatro) — Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
BENSE, M. O Ensaio e sua prosa. Rio de Janeiro : IMS, # 16, mar. 2014. Website: Instituto Moreira Salles, Serrote. Disponível em: https://www. revistaserrote.com.br/ 2014/04/o-ensaio-e-sua-prosa/. Acesso em: 3 ago. 2020.
DELEUZE, G.; PARNET, C. Uma conversa, o que é, para que serve? In: DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998. p. 7-45
FONTES, A. S. Intervenções temporárias, marcas permanentes: apropriações, arte e festa na cidade contemporânea. Rio de Janeiro: Casa da Palavra & Faperj, 2013.
LAROSSA, J. O ensaio e a escrita acadêmica. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 101 a 115, jul./dez. 2003.
LUKÁCS, G. Sobre a essência e a forma do ensaio: uma carta a Leo Popper. Revista UFG, Goiás, v. 9, n. 4, p. 1-13,2008.Disponível em: ttps://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48186/23535. Acesso em: 03 ago. 2020.
PEIXOTO, N. B. Paisagens Urbanas. São Paulo: Editora Senac, 2003.
STAROBINSKI, J. É possivel definir o Ensaio?. Revista Remate de males, Campinas, SP, v. 31, n. 1-2, p. 13-24, 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v31i1-2.8636219. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/%20remate/article/view/8636219. Acesso em: 03 ago. 2020.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Diego Baffi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.