Pesquisa Performativa: o corpo como meio de investigação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0029Palabras clave:
Lecoq, Jacques, 1921-1999, Artes cênicas-Metodologia, Improvisação (Representação teatral)Resumen
Este texto apresenta a pesquisa performativa como metodologia de estudo prático e criativo em uma investigação de mestrado acadêmico com base nos diálogos do corpo. Compartilhamos aqui os processos iniciais de pesquisa em andamento, nos quais são estudados os procedimentos pedagógicos corporais de Jacques Lecoq para o artista cênico, denominados como Sete Níveis de Energia. Apresentamos como a pesquisa performativa abraça nossas proposições para os estudos práticos realizados e também para a construção da escrita que emana dos laboratórios de pesquisa, construída por meio de diário de bordo. A pesquisa performativa aqui é entendida conforme os preceitos de Brad Haseman (2015) e também de pesquisadores e artistas brasileiros que desenvolveram seus estudos nesta perspectiva, como Ciane Fernandes (2014).
Descargas
Citas
BRAGA, B. Experiências cênicas para um laboratório de pesquisa prática em atuação. Pós: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Da EBA/UFMG. Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 75-85, nov. 2013 - abr. 2014. Disponível em: https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/116. Acesso em: 12 de out. 2019.
BRAGA, B. Raspas e restos me interessam. In: CARREIRA, A. et al. (org.). Metodologias de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 78-81. Disponível em: http://portalabrace.org/impressos/1_metodologias_de_pesquisa_em_artes_cenicas.pdf. Acesso em: 14 jun. 2020.
BELÉM, E. Notas sobre o teatro brasileiro: uma perspectiva descolonial. Sala Preta, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 120-131, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p120-131. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/110637. Acesso em: 14 de jun. 2020.
FERNANDES, C. Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística. Dança, Salvador, v. 2, n. 2, p. 18-36, 2013. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistadanca/article/view/9752. Acesso em: 3 set. 2019.
FERNANDES, C. A Prática como Pesquisa e a Abordagem Somático-Performativa. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 8., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte : ABRACE, 2014. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/4626 . Acesso em: 3 set. 2019.
FERNANDES, C. Pesquisa Somático-Performativa: Sintonia, Sensibilidade, Integração. ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 2, p. 76-95, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5262 .Acesso em: 3 set. 2019.
HASEMAN, B. Manifesto pela Pesquisa Performativa. In: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO PPGAC/USP, 5., 2015, São Paulo. . Resumos [...]. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, 2015. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/ppgac/spa/conferencias_5oSPA. Acesso em: 13 maio 2019.
LECOQ, J. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Tradução: Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac, 2010.
MACHADO, M. M. Merleau-Ponty & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
PRETTE, N. Técnicas corporais na relação dança e universidade. In: ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 5., 2017, Natal. Anais [...]. Natal : ANDA, 20017. p. 662-667. Disponível em: https://proceedings.science/anda/anda-2017/papers/tecnicas-corporais-na-relacao-danca-e-universidade. Acesso em: 20 set. 2019.
MIGNOLO, W. D. Histórias Locais/Projetos Globais – colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
MIGNOLO, W. D. The Idea of Latin America. Malden: Blackwell, 2005.
RAMOS, L. F. Pesquisa Performativa: uma tendência a ser bem discutida. In: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO PPGAC/USP, 5., 2015, São Paulo. Resumos [...]. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, 2015. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/ppgac/spa/textos_5oSPA . Acesso em: 4 set. 2019.
RETTORE, P. A Improvisação no processo de criação e composição da dança de Dudude Herrmann. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/JSSS-8BNNJ4. Acesso em: 15 jun. 2020.
SACHS, C. M. A Imaginação é um Músculo: a contribuição de Lecoq para o trabalho do ator. 2013. Tese (Doutorado em Tetro) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/bitstream/tede/518/1/claudia.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.
SERRANO, L. S. Corporeidades Mestiças: Pesquisa Somático-Performativa como uma opção descolonial. Conceição/Conception, Campinas, v. 22, n. 1, p. 21-32, 2013.
DOI: https://doi.org/10.20396/conce.v2i1.8647709. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647709. Acesso em: 5 set. 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Nailanita Prette
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.