A casa que habito a casa que habita em mim
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0025Palabras clave:
Artes cênicas e crianças, Linguagem corporal na arte, Brincadeiras na arte, Performance (Arte)Resumen
Este texto refere-se ao trabalho desenvolvido com crianças pequenas numa instituição de
Educação Infantil. O trabalho cotidiano com as crianças se inspira em movimentos que
compõem Invenções Brincantes/Artísticas. Na combinação de elementos advindos da
psicomotricidade, principalmente na perspectiva dos autores franceses Bernard Aucouturier e Andre Lapierre; e outros da arte, tendo por referência artistas como Lygia Clark, Elisa Bracher, Hélio Oiticica, Amélia Toledo, Deborah Colker, Leandro Selister, brotam as Invenções
Brincantes/Artísticas. O trabalho é pensado e tramado oportunizando que as crianças
brinquem com a arte, com os artistas, com as obras, com as proposições, com os materiais e
com as técnicas. Espaços e tempos de brincadeira nos quais as crianças criam. Um dos
intuitos das Invenções Brincantes/Artísticas é o de permitir que o corpo infantil sobrevenha,
priorizando um espaço-tempo nas rotinas escolares para um trabalho de cunho corporalartístico. O corpo-arte instigando o desejo infantil de experimentar e de conhecer, um espaçotempo para manifestação do que pode um corpo infantil. No início do ano de 2017, uma dupla de professoras define A CASA como alusão para o trabalho com as crianças no decorrer daquele ano. A CASA foi, portanto, o elemento que nutriu a poesia e o pensamento sobre as coisas do mundo. A arte contemporânea em diálogo com a linguagem performática, o teatro, o cinema, a dança e a literatura deram subsídios para a reflexão sobre corpo e infância no espaço escola.
Descargas
Citas
ATTAR, Farid al-Din. A linguagem dos pássaros. São Paulo: Attar Editorial, 2011.
BACHELARD, G. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2009.
BRACHER, E.; VALENTIM, F.; NAVES, R. A cidade e suas margens. São Paulo: Editora 34, 2008.
CASA. Criação, Direção e Coreografia: Deborah Colker. Rio de Janeiro: Dan Hassan, 1999. 1 DVD (60 min.), son., color.
A CASA. Intérprete: Boca Livre. In: A Arca de Noé, [S. l..]: Gravadora Ariola , 1980. 1 disco sonoro, faixa 2, lado 2 (2 min., 13 sec.). Disponível em: http://www.toquinho.com.br/album/lp-a-arca-de-noe-1-polygram-1980/. Acesso em: 3 mar. 2020
A CASA é sua. Intérpretes: Arnaldo Antunes/Ortinho. In: Ao vivo lá em casa. Intérprete: Arnaldo Antunes. [S. l.] : Gravadora Rosa Celeste, 2010. 1 CD, faixa 1( 4 min., 41 sec.) Disponível em: https://open.spotify.com/track/0QjxHLuEJHmAFDyMkEDf7z. Acesso em: 08 mar. 2020.
CASA é Sua - Arnaldo Antunes: videoclipe oficial (Projeto 3 Clipes - 1 Curta) . Publicado on-line pelo canal Três Clipes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y-xVpQ1KRWw. Acesso em: 20 fev. de 2020.
CHIARELLI, T. Leda Catunda. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1998.
COLKER, D.; BOSCO, F.; ELIAS, J. Companhia de dança Deborah Colker. Rio de Janeiro: Réptil, 2013.
DOGVILLE. Direção: Lars Von Trier. Dinamarca: California Filmes, 2003. 1 DVD (171 min.), son., color. Legendado.
EM BUSCA do ouro. Direção : Charles Spencer Chaplin. Produção de United Artists. Estados Unidos: Charlie Chaplin Film Corporation, 1925. 1 DVD (96 min.) P&B.
ERNESTO NETO. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Website: Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa11848/ernesto-neto. Acesso em: 19 abr. 2020.
LALAU; LAURABEATRIZ. Passarinhos do Brasil: poemas que voam. São Paulo: Peirópolis, 2013.
LALAU; LAURABEATRIZ. Sobre Voos: o que as aves brasileiras veem lá de cima. São Paulo: Editora Manole, 2008.
LOVE Casa Batlló. Barcelona: Vimeo, 2013. 1 vídeo (2 min., 34 sec.) son. color. Disponível em: https://vimeo.com/81086090. Acesso em: 3 mar. 2020.
MARQUES, A. M.; JORGE, E. Como se fosse a casa: (uma correspondência). Belo Horizonte: Relicário Edições, 2017.
MELLO, R. Meninos do Mangue. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2001.
MELLO, R. Clarice. São Paulo: Global, 2018.
MELLO, R. Vizinho, Vizinha. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002.
PÁEZ VILARÓ, C. Museo-Taller de Casapueblo (Uruguai). Uruguai : Casapueblo, 2015. Facebook: @museotallerdecasapueblo. Disponível em: https://www.facebook.com/museotallerdecasapueblo/. Acesso em: 03 mar. 2020.
PATRICK Dougherty. Publicado on-line pelo site Patrick Doucherty, News , Carolina do Norte : [s . n.], 2015. Disponível em: http://www.stickwork.net/news. Acesso em: 03 mar. 2020.
PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Lygia Clark da obra ao acontecimento: somos o molde : a você cabe o sopro. [Catálogo]. Curadoria: Suely Rolnik; Corinne Diserens. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Organização Social de Cultura, 2005.
QUINTANA, M. Preparativos de Viagem. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2013.
RESTANY, P. Hundertwasser: o pintor das cinco peles. Lisboa: Taschen, 2003.
SELISTER, L. Leandro Selister: paixão por capturar imagens que marquem a passagem do tempo. [S. l] : Dana. Website: Dana, entrevistas. Disponível em: https://dana.com.br/social/entrevistas/leandro-selister/. Acesso em: 03 mar. 2020.
SELISTER, L. Tique-taque tremor das pequenas coisas. Porto Alegre: Escritos, 2014.
SELISTER, L. Tique-Taque, tremor das pequenas coisas. [S. l. : s. n.], 2004. Blog: Leandro Selister, projetos. Disponível em: https://www.leandroselister.com.br/blog/portfolio-item/tique-taque-tremor-das-pequenas-coisas/. Acesso em: 03 mar. 2020.
SÍS, P. A Conferência dos Pássaros. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2013.
TOLEDO, A. Amélia Toledo: arte, liberdade, aventura. [S. l. : s. n.], 2017. Website: Amélia Toledo Disponível em: https://ameliatoledo.com/artista/. Acesso em: 3 mar. 2020.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Lígia Mara Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.