Somos todas iguais ou somos todas diferentes?

Práticas cênicas estimulando o debate sobre a diferença no ambiente escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0034

Palabras clave:

Teatro na educação, Crianças com deficiência - Educação - Arte, Ambiente escolar, Preconceitos

Resumen

A sociedade contemporânea tem muitos padrões a serem seguidos: estéticos, formas de pensar e formas de agir. Pessoas que fogem de tais padrões, muitas vezes são vistas como desencaixadas (BERSELLI; ISAACSSON, 2018) e o ambiente escolar é um dos lugares que mais reforça padrões: estudantes enfileiradas, aprendendo os mesmos conteúdos, buscando as mesmas notas e não podendo dialogar. Práticas cênicas que vão contra o discurso dominante (FORTIN, 2011), são vistas aqui como possíveis potencializadoras de debates acerca das diferenças, promovendo uma revisão de entendimentos acerca da deficiência e eficiência ao colocarem a pessoa como centro das pesquisas a partir de experiências práticas. Com tamanha potencialidade, elas podem estar no ambiente escolar a partir dos anos iniciais, proporcionando práticas e experiências que evidenciem as singularidades de cada pessoa e o respeito por cada corpo.

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Biografía del autor/a

Flavia Grützmacher dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM). Bolsista PROLICEN/UFSM. Vice coordenadora do Diretório Acadêmico Luis Otávio Burnier (DALOB/UFSM). Artista da cena. 

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM) e do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq). Coordenadora do Programa de Extensão Práticas Cênicas, Escola e Acessibilidade. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Artista da cena.

Citas

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Publicado

2021-04-19

Cómo citar

GRÜTZMACHER DOS SANTOS, Flavia; BERSELLI, Marcia. Somos todas iguais ou somos todas diferentes? : Práticas cênicas estimulando o debate sobre a diferença no ambiente escolar. DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, p. 01–11, 2021. DOI: 10.5965/1808312915252020e0034. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16859. Acesso em: 21 nov. 2024.