Butterfly e a dramaturgia do movimento: da figura à transfiguração do corpo - construindo Kate Sherman
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312902042007098Palabras clave:
corpo, dramaturgia, grotesco, personagem, dançaResumen
O presente artigo é resultado de uma pesquisa teórico-prática que discute as relações entre os procedimentos técnicos do treinamento do ator e a construção de novas abordagens dramatúrgicas nas artes cênicas. A noção de um espaço dramatúrgico que deve ser edificado revela-se como um terreno fértil para o jogo e para a criação do movimento e define a busca de significação e construções simbólicas em sala de trabalho e sua aderência no campo da pesquisa teórica e dramatúrgica. A partir da contextualização temática, passa-se a tratar do processo de composição da personagem Kate Sherman para o espetáculo “Butterfly”, resultado prático desta pesquisa, descrevendo procedimentos utilizados e relacionando-os com termos como o grotesco. A artista plástica norte-americana Cindy Sherman é citada, como uma das principais bases de inspiração e apropriação de procedimentos para a composição da personagem. Deste modo, compreende-se como o processo prático de construção do ator dialoga com pesquisas teóricas, criando um espaço de reflexão e compreensão dos materiais abordados no processo da pesquisa e da composição de uma dramaturgia pautada no movimento corporal.Descargas
Citas
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.
CRUZ, Amada. Movies, Monstrosities, and Masks: twenty years of Cindy Sherman. In. Cindy Shermana: Retrospective. New York: Thames & Hudson, 1997.
GREINER, Christine e KATZ, Helena. Por uma teoria do corpomídia. In. O Corpo – pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Anna Blume, 2005
KANDINSKY, Vassily. De lo espiritual en la arte. Barcelona: Barral Labor, 1972.
NASPOLINI, Marisa. Corpos em Ação: a construção da personagem na dança. In. Tubo de Ensaio - Experiências de Dança e Arte Contemporânea. Florianópolis: Ed. Do Autor, 2006.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
SANCHEZ, José (ed). La Scena Moderna- manifiestos y textos sobre teatro de la época de vanguardias. Madri: Ediciones Akal, 1999.
SERVOS, Norbert. Entre a Alegria e a perfídia. In. Revista Bravo n. 39. São Paulo: Editora D
´Ávila, 2000.
SHERMAN, Cindy. The Making of Untitled. In: The Complete Untitled Film Stills. New York: The Museum of Modern Art, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.