Ação pianística e interdisciplinaridade: aplicando conceitos de coordenação e aprendizagem motora ao piano
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009400Palabras clave:
piano, coordenação motora, aprendizagem motoraResumen
Vinculado à pesquisa Ação Pianística e Coordenação Motora: Relações Interdisciplinares, este estudo visa problematizar e confrontar questões da didática e prática pianística com argumentos advindos de uma revisão bibliográfica interdisciplinar, mais especifica- mente das áreas de cinesiologia, biomecânica e ergonomia. Abrangendo a diversidade da proposta, foram utilizados trechos musicais da literatura pianística a fim de exemplificação, traçando paralelos entre conceitos-chave da didática instrumental, noções das áreas de co- ordenação motora e o recurso ciclos de movimento – técnica de flexibilização e conscientização corporal visando a plasticidade dos movimentos dos membros superiores – proposto por Póvoas (1999). Também foram esboçadas soluções para questões tangentes ao relaxamento, regulação e ação pianística, tendo como prioridade a aplicação prática de conceitos interdisciplinares ao planejamento do desempenho instrumental.Descargas
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