Reflexões sobre autoria em processos teatrais coletivos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011115Palabras clave:
tatro de grupo, processos coletivos, autoria, dramaturgiaResumen
O presente artigo trata do teatro de animação brasileiro, mais especificamente no que conEste artigo discute a questão da autoria em processos teatrais coletivizados no teatro de grupo brasileiro, entendidos aqui como processos que têm como premissa relações dialogadas entre os integrantes do grupo, prezando pela não-hegemonia de uma função sobre a outra. O texto discute a possibilidade de uma autoria polifônica, onde as diversas vozes contidas no processo artístico criam e compõem o texto dramatúrgico e cênico. No texto discorro sobre a criação dos processos coletivizados no Brasil, discuto sobre algumas concepções a respeito do conceito de autoria, bem como analiso o estatuto do texto no teatro e as possíveis novas concepções dramatúrgicas contemporâneas. Além disso, analiso o texto do espetáculo VemVai da Cia. Livre, companhia pertencente ao movimento de teatro de grupo, em atividade na cidade de São Paulo há mais de dez anos.
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