Reflexões sobre autoria em processos teatrais coletivos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011115Keywords:
tatro de grupo, processos coletivos, autoria, dramaturgiaAbstract
O presente artigo trata do teatro de animação brasileiro, mais especificamente no que conEste artigo discute a questão da autoria em processos teatrais coletivizados no teatro de grupo brasileiro, entendidos aqui como processos que têm como premissa relações dialogadas entre os integrantes do grupo, prezando pela não-hegemonia de uma função sobre a outra. O texto discute a possibilidade de uma autoria polifônica, onde as diversas vozes contidas no processo artístico criam e compõem o texto dramatúrgico e cênico. No texto discorro sobre a criação dos processos coletivizados no Brasil, discuto sobre algumas concepções a respeito do conceito de autoria, bem como analiso o estatuto do texto no teatro e as possíveis novas concepções dramatúrgicas contemporâneas. Além disso, analiso o texto do espetáculo VemVai da Cia. Livre, companhia pertencente ao movimento de teatro de grupo, em atividade na cidade de São Paulo há mais de dez anos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.