Professor e artista ou professor-artista?

Autores/as

  • Kamila Rodrigues Debortoli Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312906082011091

Palabras clave:

professor-artista, teatro-educação, processo artístico

Resumen

Este artigo aponta o isolamento histórico que existe entre o arte-educador e o artista. Contrariando a ideia de que ao primeiro profissional se atribui apenas as questões pedagógicas e ao segundo a dádiva do dom, propõe-se uma reflexão sobre a atuação do professor-artista. Tal reflexão contempla especialmente o campo das artes cênicas e compreende a escola como espaço capaz de desenvolver atividades teatrais consistentes, que tenham tanto qualidades artísticas como educativas. Além disso, são pontuados ainda os preconceitos que os próprios profissionais da área exercem sobre o trabalho na escola, da mesma forma que muitas instituições de ensino não compreendem a necessidade do professor de teatro atuar de forma plena. O professor-artista é compreendido aqui como o profissional da educação devidamente habilitado e comprometido com a formação social e artística do indivíduo, assim como com a aproximação entre a produção cultural e a escola.

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Publicado

2018-10-25

Cómo citar

DEBORTOLI, Kamila Rodrigues. Professor e artista ou professor-artista?. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 091–098, 2018. DOI: 10.5965/1808312906082011091. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13995. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Artes Cênicas