Professor e artista ou professor-artista?
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011091Keywords:
professor-artista, teatro-educação, processo artísticoAbstract
Este artigo aponta o isolamento histórico que existe entre o arte-educador e o artista. Contrariando a ideia de que ao primeiro profissional se atribui apenas as questões pedagógicas e ao segundo a dádiva do dom, propõe-se uma reflexão sobre a atuação do professor-artista. Tal reflexão contempla especialmente o campo das artes cênicas e compreende a escola como espaço capaz de desenvolver atividades teatrais consistentes, que tenham tanto qualidades artísticas como educativas. Além disso, são pontuados ainda os preconceitos que os próprios profissionais da área exercem sobre o trabalho na escola, da mesma forma que muitas instituições de ensino não compreendem a necessidade do professor de teatro atuar de forma plena. O professor-artista é compreendido aqui como o profissional da educação devidamente habilitado e comprometido com a formação social e artística do indivíduo, assim como com a aproximação entre a produção cultural e a escola.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.