Princípios da conexão corpo-voz no trabalho do ator

Autores/as

  • Barbara Biscaro Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312906082011033

Palabras clave:

teatro, canto, dança, artista cênico, movimento

Resumen

Este artigo é fruto de um estudo que se dedica a compreender os princípios da conexão corpo-voz no trabalho do artista cênico (ator, cantor, dançarino, performer). Partindo do canto e da dança como chaves de compreensão do movimento corporal e vocal, este estudo aponta para a construção de uma prática que exercite as dimensões corporais e vocais do ator conjuntamente, levando em consideração para isso princípios como a ação física, tonicidade, trabalho psicofísico, apoio respiratório, esforço e oposições, entre outros. O objetivo é compreender princípios desenvolvidos em diferentes abordagens do corpo e da voz no treinamento do ator que podem ser utilizados em um trabalho que tenha a perspectiva da integração corpo-voz como foco da criação de materiais cênicos para o teatro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-25

Cómo citar

BISCARO, Barbara. Princípios da conexão corpo-voz no trabalho do ator. DAPesquisa, Florianópolis, v. 6, n. 8, p. 033–046, 2018. DOI: 10.5965/1808312906082011033. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13990. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artes Cênicas

Artículos más leídos del mismo autor/a