Camiseta e comunicação: reflexões sobre a indumentária nas indústrias culturais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012538Palabras clave:
camiseta, comunicação, mídia, consumo, indústrias culturaisResumen
A camiseta é uma das vestimentas mais simples e universais encontradas em um guarda-roupa. Originalmente utilizada como roupa íntima, essa peça de vestuário popularizou-se entre os jovens na década de 1950 e tornou-se símbolo da rebeldia de uma geração crescida no pós-guerra. O presente artigo tem como objetivo estudar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, o processo histórico de popularização da camiseta, propondo algumas reflexões sobre as propriedades de comunicação dessa indumentária. Ao longo do estudo, reconhecemos as evoluções dessa vestimenta e suas relações com as indústrias culturais, até transformar-se em um meio de comunicação. A camiseta já foi sinônimo de protesto, e mostrou-se uma mídia alternativa eficaz para diversos fins. Por seguir as lógicas da sociedade de consumo, entretanto, seu discurso perdeu impacto, e sua utilização passou a ser uma questão de aparência mais do que uma expressão de ideais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.