As fugas para piano de Anton Reicha, uma visão de futuro
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012353Palabras clave:
Reicha, piano, fugaResumen
Neste artigo se trata das fugas para piano do compositor checo Anton Reicha (1770-1836), ilustrando suas inovações de escrita fugal desenvolvidas a começos do século XIX, a partir de uma das fugas da coleção de 36. O objetivo é dar a conhecer uma obra esquecida de um compositor pouco frequentado do repertório, que teve uma grande importância e influência, tendo sido professor no conservatório de Paris desde 1818 até sua morte em 1836. Para mostrar de forma mais efetiva a originalidade deste compositor, decidiu-se por começar o artigo a partir de uma sucinta análise de uma das fugas, mostrando só depois o contexto da sua criação e considerações gerais. É importante salientar a ausência de qualquer material bibliográfico ou estudo acerca deste compositor e sua obra no idioma português, de forma que este artigo pretende ser uma introdução para despertar o possível interesse em aprofundar estudos acerca de Anton Reicha.
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