Arte y Dialogism

Una Lectura Crítica Bajtiniana sobre el Período Nacionalista de Cláudio Santoro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965.18083129172025e0001

Palabras clave:

Cláudio Santoro, arte, dialogismo, fase nacionalista

Resumen

El artículo busca comprender la trayectoria y la poética de Cláudio Santoro a partir de los preceptos sobre el arte formulados por Mikhail Bakhtin. Se evalúa la influencia del compromiso político del compositor en su creación artística durante el período nacionalista de su obra. Como bases metodológicas específicas, se adoptan ensayos de Bakhtin, además de investigaciones de diversos autores, como Formentão (2010), Salgado (2010), Amadio (2015), entre otros.

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Biografía del autor/a

Andressa Nathanailidis, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Vila Velha (2006), graduação em Direito pela Universidade Vila Velha (2003), graduação em Bacharelado em Música/ habil.Piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo (2004), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Atualmente é professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras, sobremaneira nas àreas de Estudos culturais e Literatura Comparada.

Fabricio Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Bacharel em Música- piano pela FAMES (2003). De 2006 a 2010 estudou no Vienna Konservatorium, em Viena, Áustria. É mestre em Artes pelo PPGA/UFES (2023) e doutorando pelo mesmo programa (2024). Atua como professor de piano e pianista acompanhador na FAMES.

 

Publicado

2025-09-04

Cómo citar

NATHANAILIDIS, Andressa; MOREIRA, Fabricio. Arte y Dialogism: Una Lectura Crítica Bajtiniana sobre el Período Nacionalista de Cláudio Santoro. DAPesquisa, Florianópolis, v. 19, n. 01, 2025. DOI: 10.5965.18083129172025e0001. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/27564. Acesso em: 5 sep. 2025.