A tecnologia digital nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Design: um estudo da abordagem tecnológica na formação do futuro profissional
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914242019172Keywords:
Design, Tecnologia Digital, Formação crítica, Diretrizes Curriculares NacionaisAbstract
A partir da Resolução CNE/CES nº 5, de 8 de março de 2004, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Graduação em Design, faz-se neste artigo uma análise do documento sob a ótica de como o mesmo compreende o conceito de tecnologia, currículo e formação crítica no uso da tecnologia digital na expectativa de visualizar um futuro designer preparado para atuar no contexto contemporâneo. Os desafios requerem um profissional crítico capaz de perceber os problemas e desenhar soluções, envolvendo as qualidades da tecnologia digital para potencializar suas soluções projetuais. O estudo conclui que a tecnologia não tem uma ênfase explícita em sua abordagem na DCN, o que pode refletir diretamente no perfil de um profissional crítico ao uso das tecnologias digitais.
Downloads
References
ANGÉLICO, Ana Maria Duarte; OLIVEIRA, Mirtes Cristina Marins de. O ensino do design no Brasil: currículos, ideologias e contemporaneidade. Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 2, n. 7, p. 604-615, dez. 2017. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/2629. Acesso em: 04 nov. 2019.
BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior.
Resolução nº 5, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 142, n. 50, p. 24-25, 15 mar. 2019.
COUTO, Rita Maria de Souza. Escritos sobre ensino de Design no Brasil. Rio de Janeiro: RioBook's, 2008.
FEENBERG, Andrew. O que é a filosofia da tecnologia? In: NEDER, Ricardo T. (org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. 3. ed. Brasília: Observatório do Movimento Pela Tecnologia Social na América Latina/centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS, 2010. cap. 1. p. 39-51.
FERNANDES, Josicélia Dumêt; XAVIER, Iara de Moraes; CERIBELLI, Maria Isabel Pedreira de Freitas; BIANCO, Maria Helena Cappo; MAEDA, Dirce; RODRIGUES, Michele V. Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica. Revista Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 443-449, dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000400011&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 04 nov. 2019.
FREITAS, Marcos Costa de. Heranças e desafios históricos do ensino de design gráfico no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., São Paulo. Anais [...]. São Paulo: [s.n.], 2010.
HATADANI, Paula; ANDRADE, Raquel; SILVA, José. Um estudo de caso sobre o ensino do Design no Brasil: A Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 9., São Paulo. Anais [...]. São Paulo: [s.n.], 2010.
JANKEVICIUS, José Vitor; HUMEREZ, Dorisdaia Carvalho de. Conceitos Básicos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNS) dos cursos de Graduação da Área de Saúde. Conselho Federal de Enfermagem. [S.l.], 25 nov. 2015. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/Artigo-Conceitos-B%C3%A1sicos-das-Diretrizes-Curriculares-Nacionais-Dcns-dos-cursosd-Gradua%C3%A7%C3%A3o-da-%C3%81rea-de-Sa%C3%BAde.pdf. Acesso em: 04 nov. 2019.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195. Acesso em: 04 nov. 2019.
LOPES, Wendell Evangelista Soares. Andrew Feenberg e a bidimensionalidade da tecnologia. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, v. 27, n. 40, p. 111-142, abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/550. Acesso em: 04 nov. 2019.
MORAES, Dijon de. Design e complexidade. In: MORAES, Dijon de; KRUCKEN, Lia. Cadernos de estudos avançado em Design. Belo Horizonte: ED-UEMG, 2008.
MORAES, Dijon de. Pós-graduação em design no Brasil: cenários e perspectivas. Estudos em Design. Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 01-12, 2014. Disponível em: https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/116. Acesso em: 05 nov. 2019.
MOREIRA, Samantha Cidaley de Oliveira; SALES, Rosemary Bom Conselho; BARBOSA, Paula Glória; AGUILAR, Maria Teresa Paulino. Relações entre a educação para o futuro e o ensino do design na atualidade. In: SYSTEMS & DESIGN, 2016, València. Anais […]. València: Universitat Politècnica de València, 2016. p. 1-15. Disponível em: http://ocs.editorial.upv.es/index.php/IFDP/IFDP/paper/view/3362. Acesso em: 05 nov. 2019.
NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. São Paulo: Penso, 2013. cap. 1. p. 16-35.
SILVA, Danilo Emmerson Nascimento. Reflexões e inquietudes sobre design: aspectos da linguagem e da pedagogia do Desenho Industrial. Projética, Londrina, v. 8, n. 1, p. 59-78, jan./jun. 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/25915. Acesso em: 05 nov. 2019.
SILVEIRA, André Luis Marques da; BERTONI, Cristopher Faoro; RIBEIRO, Vinícius Gadis. Premissas para o ensino superior do design. Design e Tecnologia, Porto Alegre, v. 6, n. 12, p. 21-30, dez. 2016. Disponível em: https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/381. Acesso em: 05 nov. 2019.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.