Sobre ratoeira e world music: música e relações de gênero em Florianópolis

Authors

  • Maria Ignez Cruz Mello Udesc
  • Letícia Grala Dias Udesc

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312902042007520

Keywords:

Música, Gênero, Florianópolis

Abstract

As representações da subjetividade feminina na música, bem como a reprodução do modelo da masculinidade no código musical têm sido objetos de análise de vários autores, como Susan McClary (1991), Krammer (1990), Citron (1993), Cusick (1994), Walterman (1993), Mello (2006) entre outros. Estes estudos analisam composições, arranjos e interpretações femininas a fim de perceber de que forma a subjetividade das mulheres que se envolvem com a produção musical alcança sua expressão. Outros estudos, como Diniz (1949), Kater (2001) e Holanda (2006), trazem à luz trabalhos de compositoras que, devido à forte dominação masculina, não apareceram no cenário musical/social de sua época.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-11-26

How to Cite

MELLO, Maria Ignez Cruz; DIAS, Letícia Grala. Sobre ratoeira e world music: música e relações de gênero em Florianópolis. DAPesquisa, Florianópolis, v. 2, n. 4, p. 520–524, 2019. DOI: 10.5965/1808312902042007520. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16647. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Música

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.