Televisão e educação: possibilidades educacionais a partir de programas televisivos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012174Keywords:
educação, ensino de artes visuais, mídia-educação, televisão, desenhos animadosAbstract
Tem-se neste artigo o intuito de trazer a mídia-educação como uma tendência contemporânea. O estudo centra-se na abordagem da televisão relacionada à educação, extensivo ao ensino de artes visuais. Constata-se através de um referencial teórico atual que a presença desta mídia no cotidiano das crianças e adolescentes ainda é majoritária e, portanto, a relação desses com a televisão é de grande relevância para o contexto educacional e permite maior aproximação com a realidade vivida pelos educandos. Considerando as potencialidades educacionais a partir de programas televisivos, bem como a atuação das autoras como professoras de artes visuais em escolas da rede pública e privada, realizou-se uma pesquisa de recepção em turmas de 7o ano do Ensino Fundamental II, a qual constitui uma pequena parte neste trabalho. Os desenhos animados foram escolhidos entre os programas preferidos entre eles. Por isso, apresenta-se também neste trabalho questões referentes a esses textos sincréticos e suas possibilidades de análise.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.