Educação inclusiva e formação continuada de professores de artes visuais no município de Cabedelo, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914232019002Palavras-chave:
Artes Visuais, Educação Inclusiva, Escola públicaResumo
O estudo surgiu da necessidade de identificar o papel da Diretoria de Educação Inclusiva (DEI), da Secretaria de Educação do Município de Cabedelo (SEMC), Paraíba, na formação continuada do professor de Artes Visuais. Objetiva investigar se a formação continuada oferecida, no ano de 2015, pela DEI e pela SEMC para os professores de Artes Visuais, abordou temas sobre Educação Inclusiva, aplicados ao Ensino da Arte. Esta pesquisa foi realizada na DEI/SEMC; na Coordenação de Artes; na EMEF Elizabeth Ferreira da Silva e na EMEF Vereador Pedro Américo, as quais possuem Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Os dados foram obtidos por meio da observação direta, aplicação de questionários semiestruturados com os gestores e professores das instituições selecionadas e análise documental. O marco teórico envolve saberes do campo do Ensino da Arte, da formação do professor de Artes Visuais e da Educação Inclusiva. Os resultados obtidos destacaram que os professores de Artes Visuais pesquisados, começaram a se envolver com os conteúdos relativos à Inclusão Escolar por meio das ações promovidas pela DEI/SEMC.
Downloads
Referências
ALVES, Marines Salviano. O ensino de arte e a educação inclusiva: um estudo de caso com os professores na rede municipal de Cabedelo – PB. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Comunicação, Turismo e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11529. Acesso em: 16 jul. 2019.
ARRUDA (org.). Educação inclusiva: do sonho à realidade. Cabedelo: Secretaria de Educação, 2012.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jul. 2019.
BRASIL. Decreto n° 7.611, 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF, 17 nov. 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 10 jul. 2019.
BRASIL. Documento orientador Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=11037-doc-orientador-multifuncionais-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 jul. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jul. 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4/2009 - CNE/MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 03 set. 2017.
CARDOSO, Marlene da Silva. Aspectos históricos da educação especial: da exclusão à inclusão – uma longa caminhada. In: MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBAÜS, Claus Dieter (org.). Educação especial: em direção à educação inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
COSTA, Robson Xavier (Org.). Arteterapia & educação inclusiva: diálogos multidisciplinares. Rio de Janeiro: WAK, 2010.
DECLARAÇÃO de Salamanca: Sobre princípios políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.
FEITOSA, Socorro. Entrevista cedida pela Coordenadora do Centro de Arte da Secretaria Municipal de Educação de Cabedelo. Cabedelo, PB: não publicada, 2015.
MANTOAN, Maria Teresa Egler. Todas as crianças são bem-vindas à escola. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 1-19, maio./ago. 2001. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/32/515. Acesso em: 10 jul. 2019.
PARAÍBA. Senso escolar de 2015 da Prefeitura Municipal de Cabedelo. Cabedelo: Secretaria Municipal de Educação. Cabedelo, PB, 2015.
SATO, Carlos; CARDOSO, Ana Maria; TOLOCKA, Rute Estanislava. A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais nas escolas regulares: receio ou coragem? In: VENÂNCIO, Silvana; AUGUSTO, Dulce Inês L. S. Pedagogia do movimento: coletânea de textos. Campinas: Unicamp/FEF/DEM, 2002.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1998. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por. Acesso em: 10 jul. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Robson Xavier da Costa, Marinês Salviano Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.