Entre linhas: a pesquisa na formação de professores em Artes Visuais e as aproximações com um jantar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312914222019033Palavras-chave:
pesquisa, jantar, escrita, formação de professores, Artes VisuaisResumo
Na busca constante por realizar paralelos entre o processo de pesquisa com algo próximo à realidade, no presente texto, propõe-se pensar a relação entre a pesquisa e a preparação de um jantar. Com base no Materialismo Histórico-Dialético, convidam-se diferentes autores para esse jantar inusitado e hipotético, dentre eles Demo (2007); Buján, Frade e Silva (2014); Silva (2015); Marques (2006); Saviani (1984); o artista Rirkrit Tiravanija (2002; 2010); e a artista Judy Chicago (1974-1979). Ao longo da presente reflexão, aproxima-se o processo da organização de um jantar com o da elaboração de um projeto; o jantar ao processo de pesquisa; e a estética do prato à estética da escrita. No decorrer do texto, percebe-se que o jantar é apenas um pretexto para reunir os autores a fim de estabelecer uma reflexão sobre algumas questões, como o processo de pesquisa, a formação de professores nas licenciaturas em Artes Visuais, a leitura e a escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Maristela Müller, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.