Pesquisa Performativa: o corpo como meio de investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0029

Palavras-chave:

Lecoq, Jacques, 1921-1999, Artes cênicas-Metodologia, Improvisação (Representação teatral)

Resumo

Este texto apresenta a pesquisa performativa como metodologia de estudo prático e criativo em uma investigação de mestrado acadêmico com base nos diálogos do corpo. Compartilhamos aqui os processos iniciais de pesquisa em andamento, nos quais são estudados os procedimentos pedagógicos corporais de Jacques Lecoq para o artista cênico, denominados como Sete Níveis de Energia. Apresentamos como a pesquisa performativa abraça nossas proposições para os estudos práticos realizados e também para a construção da escrita que emana dos laboratórios de pesquisa, construída por meio de diário de bordo. A pesquisa performativa aqui é entendida conforme os preceitos de Brad Haseman (2015) e também de pesquisadores e artistas brasileiros que desenvolveram seus estudos nesta perspectiva, como Ciane Fernandes (2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nailanita Prette, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestranda em Artes na linha de Artes da Cena pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduada em licenciatura e bacharelado em Dança pela Universidade Federal de Viçosa, técnica em Dança pela Escola Técnica de Arte Municipal Santa Cecília.

Bya Braga (Maria Beatriz Braga Mendonça), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora associada do Departamento de Artes Cênicas da UFMG, com atuação na Graduação em Teatro e na Pós-Graduação em Artes/Linha de Pesquisa Artes da Cena da Escola de Belas Artes, da mesma Universidade

Referências

BRAGA, B. Experiências cênicas para um laboratório de pesquisa prática em atuação. Pós: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Da EBA/UFMG. Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 75-85, nov. 2013 - abr. 2014. Disponível em: https://eba.ufmg.br/revistapos3/index.php/pos/article/view/116. Acesso em: 12 de out. 2019.

BRAGA, B. Raspas e restos me interessam. In: CARREIRA, A. et al. (org.). Metodologias de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 78-81. Disponível em: http://portalabrace.org/impressos/1_metodologias_de_pesquisa_em_artes_cenicas.pdf. Acesso em: 14 jun. 2020.

BELÉM, E. Notas sobre o teatro brasileiro: uma perspectiva descolonial. Sala Preta, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 120-131, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p120-131. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/110637. Acesso em: 14 de jun. 2020.

FERNANDES, C. Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística. Dança, Salvador, v. 2, n. 2, p. 18-36, 2013. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistadanca/article/view/9752. Acesso em: 3 set. 2019.

FERNANDES, C. A Prática como Pesquisa e a Abordagem Somático-Performativa. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 8., 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte : ABRACE, 2014. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/4626 . Acesso em: 3 set. 2019.

FERNANDES, C. Pesquisa Somático-Performativa: Sintonia, Sensibilidade, Integração. ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 2, p. 76-95, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5262 .Acesso em: 3 set. 2019.

HASEMAN, B. Manifesto pela Pesquisa Performativa. In: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO PPGAC/USP, 5., 2015, São Paulo. . Resumos [...]. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, 2015. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/ppgac/spa/conferencias_5oSPA. Acesso em: 13 maio 2019.

LECOQ, J. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Tradução: Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac, 2010.

MACHADO, M. M. Merleau-Ponty & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

PRETTE, N. Técnicas corporais na relação dança e universidade. In: ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 5., 2017, Natal. Anais [...]. Natal : ANDA, 20017. p. 662-667. Disponível em: https://proceedings.science/anda/anda-2017/papers/tecnicas-corporais-na-relacao-danca-e-universidade. Acesso em: 20 set. 2019.

MIGNOLO, W. D. Histórias Locais/Projetos Globais – colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

MIGNOLO, W. D. The Idea of Latin America. Malden: Blackwell, 2005.

RAMOS, L. F. Pesquisa Performativa: uma tendência a ser bem discutida. In: SEMINÁRIO DE PESQUISAS EM ANDAMENTO PPGAC/USP, 5., 2015, São Paulo. Resumos [...]. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, 2015. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/ppgac/spa/textos_5oSPA . Acesso em: 4 set. 2019.

RETTORE, P. A Improvisação no processo de criação e composição da dança de Dudude Herrmann. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/JSSS-8BNNJ4. Acesso em: 15 jun. 2020.

SACHS, C. M. A Imaginação é um Músculo: a contribuição de Lecoq para o trabalho do ator. 2013. Tese (Doutorado em Tetro) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/bitstream/tede/518/1/claudia.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

SERRANO, L. S. Corporeidades Mestiças: Pesquisa Somático-Performativa como uma opção descolonial. Conceição/Conception, Campinas, v. 22, n. 1, p. 21-32, 2013.

DOI: https://doi.org/10.20396/conce.v2i1.8647709. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647709. Acesso em: 5 set. 2019.

Publicado

2020-10-20

Como Citar

PRETTE, Nailanita; BRAGA (MARIA BEATRIZ BRAGA MENDONÇA), Bya. Pesquisa Performativa: o corpo como meio de investigação. DAPesquisa, Florianópolis, v. 15, n. esp., p. 01–18, 2020. DOI: 10.5965/1808312915252020e0029. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/17962. Acesso em: 22 dez. 2024.