O acontecimento teatral como proposta política, paralelos entre o teatro do oprimido e o teatro pós-dramático

Autores

  • Heloisa Marina da Silva UDESC
  • Stephan Baumgartel UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008983

Palavras-chave:

Teatro pós-dramático, Teatro do oprimido, Estética teatral

Resumo

O teatro pós-dramático, corrente estética estudada principalmente pelo teórico alemão Hans Thies-Lehmann, tem como uma de suas características a exploração do teatro como acontecimento, da particularidade de ser uma tipo de arte que acontece na presença mutua entre aqueles que a executam e seus respectivos espectadores. Assim também ocorre na proposta de Augusto Boal: o teatro do oprimido. Entretanto cada estética apresenta propostas políticas particulares, apresentando pontos de convergencia e divergia, melhores explorados no decorrer desse trabalho.

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

da Silva, H. M., & Baumgartel, S. (2019). O acontecimento teatral como proposta política, paralelos entre o teatro do oprimido e o teatro pós-dramático. DAPesquisa, 3(5), 983-991. https://doi.org/10.5965/1808312903052008983

Edição

Seção

Artes Cênicas