As vedetes, as coristas e as revistas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312904062009046Palavras-chave:
teatro de revista, mulher no teatro, mulheres no teatroResumo
O seguinte artigo tem por finalidade analisar o papel da mulher e a sua transfor- mação no Teatro de Revista brasileiro durante determinado período de tempo. Nosso foco de atenção está direcionado para o espaço o qual foi sendo adquirido pela mulher enquanto temática, assim como a atriz, a vedete e a corista. Para tanto, faremos um paralelo entre uma Revista do final do século XIX, caracterizada como “Revista de Ano”, e outra dos anos 20, a “Nova Revista”. A partir desta análise, buscaremos compreender o desenvolvimento da mulher nos palcos revisteiros e pontuar os momentos em que sua presença é prepon- derante, além de explicitar as grandes diferenças em relação à temática da mulher entre as duas Revistas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.