A contribuição da gestão de design para a conscientização do consumo responsável como alternativa para o desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312907092012510Palavras-chave:
gestão de design, consumo, sustentabilidadeResumo
Compreender e discutir a importância da contribuição da gestão de design nas mudanças culturais acerca do consumo, que deverão ocorrer na sociedade para que a mesma possa seguir por caminhos de desenvolvimento sustentável. Desta forma o estudo observou as ações do design como articulador do consumo, que passa de um consumo voltado para sobrevivência, chegando ao padrão de consumismo, ou seja, consumo exacerbado, que tem uma relação direta com o desgaste social e ambiental da atualidade. Após debater estes conteúdos, conclui-se que para que hajam mudanças na produção e no consumo, são necessárias profundas mudanças culturais na sociedade. Enfatiza-se, ainda, a condição comunicadora de valores que a gestão de design pode inserir nos produtos com o intuito de levar conceitos de conscientização à sociedade, de forma que a mesma possa, com o tempo, se adequar a essa nova realidade de desenvolvimento sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.