Análise das situações de ensino produzidas pelos acadêmicos de Licenciatura em Matemática da UTFPR-CT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0107

Palavras-chave:

ensino de matemática, formação inicial, repositório de situações de ensino de matemática

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo que teve por meta compreender como o futuro professor de Matemática, em formação inicial, vem entendendo o ensino desta área do conhecimento, pelo que vem sendo produzido no trajeto formativo, quando se volta a pensar sobre situações de ensino. Orientadas pela interrogação ‘O que as situações de ensino elaboradas pelos acadêmicos de Licenciatura em Matemática da UTFPR-CT dizem sobre o ensino de Matemática?’ foram inventariadas e analisadas, na perspectiva fenomenológica, as situações de ensino destinadas à Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 e 2, produzidas durante a formação inicial dos licenciandos em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba (UTFPR-CT). Desta análise, encontraram-se convergências que foram confrontadas com as matrizes curriculares da referida formação inicial, como um dos pilares que sustenta escolhas para as propostas pedagógicas. A coleta das produções, denominadas situação de ensino, foi feita através do contato pessoal e via e-mail com os acadêmicos e docentes responsáveis pelas disciplinas, programas e projetos associados ao curso que tiveram como resultado o desenvolvimento destas intenções de trabalho. Este estudo mostrou que as metodologias de ensino mais utilizadas foram Resolução de Problemas, Investigação Matemática e Jogos. Os conteúdos matemáticos mais abordados foram Geometria e Estatística.

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Biografia do Autor

Luciane Ferreira Mocrosky , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Programa de Pós Graduação em Formação Científica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Gabriela Martos, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Educação em Ciências e em Matemátoca pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

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Publicado

18-11-2025

Como Citar

MOCROSKY , Luciane Ferreira; MARTOS, Gabriela. Análise das situações de ensino produzidas pelos acadêmicos de Licenciatura em Matemática da UTFPR-CT. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. e0107, 2025. DOI: 10.5965/2357724X12232024e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/21938. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático "Práticas Inovadoras e Inclusivas no Ensino de Matemática"