Conhecimento do Conteúdo mobilizado por licenciandos em Matemática sobre Probabilidade e Estatística com base em dados da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0204Palavras-chave:
conhecimento do conteúdo, pensamento estatístico, probabilidade e estatística, ensino fundamentalResumo
Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que tem por objetivo analisar o Conhecimento do Conteúdo, mobilizado por estudantes, sobre o tema Probabilidade e Estatística com base em dados da Covid-19. O estudo foi desenvolvido com 16 estudantes de um curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino federal do estado do Rio Grande do Sul, matriculados, no segundo semestre letivo de 2020, em uma disciplina que contempla a discussão de diferentes formas de organização e apresentação curricular dos conteúdos de Matemática presentes nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de atividades, enviadas via Moodle, e de apresentações em sala de aula virtual, via Google Meet, contendo três problemas elaborados pelos estudantes sobre os conteúdos de Probabilidade e Estatística, tratados no Ensino Fundamental. Mediante uma análise qualitativa, de caráter interpretativo, evidenciamos como o pensamento estatístico se manifesta face às questões elaboradas pelos estudantes. Destacamos também a importância em utilizar a estratégia de elaboração de questões, visto que essa é uma das habilidades que os professores de Matemática devem desenvolver junto a seus alunos no decorrer do Ensino Fundamental e, portanto, acreditamos que atividades que envolvam a discussão de temas e questões do currículo de Matemática e da prática do futuro professor são fundamentais para a formação inicial de professores.
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