Ensino de Matemática e cientificidade: uma altitude de 1,5 km é suficiente para mostrar que a Terra é plana?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12223024e0202Palavras-chave:
esfera, matemática, negacionismo, trigonometriaResumo
A ideia de um planeta Terra esférico já é conhecida desde os gregos, há cerca de 2500 anos. Porém, na atualidade, os avanços tecnológicos tanto permitem novas formas de comprovar a esfericidade do planeta como também amplificam, via redes sociais, as vozes de movimentos negacionistas, dentre eles o de que a Terra é um enorme disco coberto por um domo que contém a Lua e o Sol. Neste artigo trazemos uma discussão que pode auxiliar o professor de Matemática a abordar este tema e trabalhar tópicos de História da Matemática, geometria, trigonometria e proporção em nível escolar. Mostraremos que Mark Hughes não poderia ser conclusivo quanto à esfericidade ou não do planeta caso seu experimento de observação da superfície a uma altitude de 1,5 km a bordo de um foguete tivesse sido concretizado em fevereiro de 2020. Por fim, construímos expressões que nos permitem comparar as distâncias na superfície (geodésica) e no sólido (caso fossem percorridas por dentro do globo terrestre), além de calcular o percentual de área observável a uma altitude dada.
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