Ensino de Matemática e cientificidade: uma altitude de 1,5 km é suficiente para mostrar que a Terra é plana?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12223024e0202

Keywords:

Math, negationism, sphere, trigonometry

Abstract

A ideia de um planeta Terra esférico já é conhecida desde os gregos, há cerca de 2500 anos. Porém, na atualidade, os avanços tecnológicos tanto permitem novas formas de comprovar a esfericidade do planeta como também amplificam, via redes sociais, as vozes de movimentos negacionistas, dentre eles o de que a Terra é um enorme disco coberto por um domo que contém a Lua e o Sol. Neste artigo trazemos uma discussão que pode auxiliar o professor de Matemática a abordar este tema e trabalhar tópicos de História da Matemática, geometria, trigonometria e proporção em nível escolar. Mostraremos que Mark Hughes não poderia ser conclusivo quanto à esfericidade ou não do planeta caso seu experimento de observação da superfície a uma altitude de 1,5 km a bordo de um foguete tivesse sido concretizado em fevereiro de 2020. Por fim, construímos expressões que nos permitem comparar as distâncias na superfície (geodésica) e no sólido (caso fossem percorridas por dentro do globo terrestre), além de calcular o percentual de área observável a uma altitude dada.

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Author Biographies

Márcio Nascimento da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutoro em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE).

Maristani Polidori Zamperetti , Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Rozane da Silveira Alves, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

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Published

2025-11-18

How to Cite

SILVA, Márcio Nascimento da; ZAMPERETTI , Maristani Polidori; ALVES, Rozane da Silveira. Ensino de Matemática e cientificidade: uma altitude de 1,5 km é suficiente para mostrar que a Terra é plana?. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. e0202, 2025. DOI: 10.5965/2357724X12223024e0202. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/20063. Acesso em: 18 nov. 2025.