Tendências atuais de Educação Matemática nas salas de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0103

Palavras-chave:

educação matemática, tendências atuais, ensino e aprendizagem

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sob o olhar da abordagem qualitativa e caracterizada como um estudo de caso, que pautou-se no objetivo de descrever as tendências atuais de educação matemática utilizadas em sala de aula pelos professores participantes da pesquisa em uma escola estadual do ensino fundamental do município de Tefé – AM. O referencial teórico destaca um esboço dessas tendências para servir como fonte de consulta rápida de professores de matemática, visto que, destaca elementos de cunho pedagógico que pode auxiliar em sala de aula. Para a coleta dos dados foi utilizada a técnica da observação, e para análise desses dados foi adotada a análise descritiva. Foram observados em sala de aula durante dois meses letivos três professores de matemática do ensino fundamental, e os registros coletados indicam que das sete tendências enfatizadas no referencial teórico, quatro foram utilizadas: matemática lúdica, resolução de problemas, investigação matemática e tecnologias digitais. Chamou atenção que um dos professores, neste período, utilizou quatro tendências, e, em particular, na matemática lúdica, explorou uma atividade de experimentos para demonstrar um teorema matemático, enquanto os outros dois professores utilizaram apenas uma tendência.

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Biografia do Autor

Carlos José Ferreira Soares, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorado em Ensino de Ciencias Exatas pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Professor da Universidade do Estado do Amazonas - UEA

 

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Publicado

18-11-2025

Como Citar

SOARES, Carlos José Ferreira. Tendências atuais de Educação Matemática nas salas de aula. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. e0103, 2025. DOI: 10.5965/2357724X12232024e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/17775. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático "Práticas Inovadoras e Inclusivas no Ensino de Matemática"