Uso de materiais didáticos instrucionais para inclusão e aprendizagem matemática de alunos cegos.

Autores

  • Ana Paula Poffo Koepsel
  • Viviane Clotilde Silva Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018413

Resumo

O presente artigo, com base em uma pesquisa desenvolvida, discute a importância do uso de materiais didáticos manipuláveis para a inclusão e aprendizagem matemática de alunos cegos. Possui como fundamentação teórica uma discussão sobre inclusão de alunos nas escolas e utilização de materiais didáticos manipuláveis nas aulas de matemática com o objetivo de uma aprendizagem mais efetiva e uma prática mais inclusiva. Para finalizar apresenta-se um dos materiais produzidos e que constam no produto educacional desenvolvido com base nesta pesquisa, assim como a análise da utilização do mesmo em uma turma de nono ano do ensino fundamental onde havia uma aluna cega. Esta pesquisa possibilitou verificar que o uso de materiais didáticos instrucionais nas aulas de matemática com toda turma auxilia na aprendizagem, na inclusão e na interação, não somente do aluno cego, mas de toda turma. 

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Biografia do Autor

Viviane Clotilde Silva, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação para Ciência. Professora do Departamento de Matemática nas áreas de formação de professores de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

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Publicado

2018-10-15

Como Citar

KOEPSEL, Ana Paula Poffo; SILVA, Viviane Clotilde. Uso de materiais didáticos instrucionais para inclusão e aprendizagem matemática de alunos cegos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 413–431, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018413. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11896. Acesso em: 5 nov. 2024.