Ensinar área de quadriláteros regulares baseado no modelo de Van Hiele

Autores/as

  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) http://orcid.org/0000-0002-9409-6140
  • Ritianne de Fatima Silva de Oliveira SEMEC - Canaã dos Carajás/PA
  • Ademir Brandão Costa SEMEC - Canaã dos Carajás/PA SEDUC/PA
  • Marcelo Franco Leão IFMT UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05092017018

Resumen

Esse estudo utilizou a metodologia de Van Hiele com os cinco níveis hierárquicos e cinco fases de aprendizagem que devem integrar cada nível. Optou-se pelo cálculo de áreas de quadriláteros regulares devido serem formas geométricas simples e de muitas aplicações. O objetivo foi verificar se essa metodologia favorece a compreensão de áreas de quadriláteros aos 25 estudantes da 4ª etapa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Municipal de José de Deus Andrade, Canaã dos Carajás/PA. Essa turma possui dispersão significativa em relação à idade, que é um dos fortes argumentos do uso do método de Van Hiele. Foram elaborados o pré-teste e pós-teste aliados à duas intervenções pedagógicas que trabalham a utilização de malhas quadriculadas em papel e embalagens comuns no cotidiano. O intuito foi comparar o nível de compreensão dos estudantes antes e depois do emprego da metodologia. Ocorreu um aumento significativo no número de acertos comparando o pós teste com o pré-teste. Por tais resultados, fica evidente a necessidade de desenvolvermos o ensino de geometria que possibilite aos alunos serem protagonistas e participarem ativamente da construção de seus saberes, em especial os refere ao cálculo de áreas de quadrilátero regulares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa.

Ritianne de Fatima Silva de Oliveira, SEMEC - Canaã dos Carajás/PA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão(2007), especialização em ADMINISTRAÇÃO ESCOLA ,SUPERVISAO E ORIENTAÇÃO pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI(2016), especialização em educação em ciências e matemática pra series iniciais pela Universidade Federal do Pará(2009) e mestrado em Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad de la Integracion de las Americas(2015). Atualmente é Professora da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás e PRESTAÇÃO DE SERVIÇO do COLÉGIO ADONAI BATISTA. Tem experiência na área de Matemática.

Ademir Brandão Costa, SEMEC - Canaã dos Carajás/PA SEDUC/PA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará(2007) e especialização em metodologia do ensino de matemática e física pelo Centro Universitário Internacional(2015). Atualmente é Professor Efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Canaã dos Carajás, Professor da Secretaria Estadual de Educação e Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Canaã dos Carajás.

Marcelo Franco Leão, IFMT UFRGS

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Ensino pelo Centro Universitário UNIVATES; Professor EBTT do IFMT Campus Confresa.

Publicado

2017-12-04

Cómo citar

LOPES, Thiago Beirigo; DE OLIVEIRA, Ritianne de Fatima Silva; COSTA, Ademir Brandão; LEÃO, Marcelo Franco. Ensinar área de quadriláteros regulares baseado no modelo de Van Hiele. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 18–39, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05092017018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/9483. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos