La formación estadística de los profesores de matemáticas. Caso Venezuela.
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X10192022126Palabras clave:
Formação de professores, Formação estatística do cidadão, Currículo de matemática, Competência matemáticaResumen
O objetivo desta pesquisa é analisar a proposta de formação estatística para professores de matemática na Venezuela. A utilização da estatística no quotidiano e a sua utilidade nas diferentes áreas do conhecimento tem levado ao reconhecimento do seu valor para a educação geral de todos os cidadãos. Por esta razão, já há várias décadas, a maioria dos países incluiu estatísticas como parte do currículo de matemática do ensino fundamental e médio. Em qualquer mudança curricular, o papel do professor é essencial para o seu sucesso. Mas as instituições de formação também são importantes, que devem fazer ajustes nos currículos para formar as novas gerações de professores para ensinar os novos conteúdos. Por isso, este trabalho relata a análise dos planos de estudos para a formação de professores de matemática de duas universidades venezuelanas, com vistas a estabelecer como eles aspiram a prepará-los para o ensino de estatística e probabilidade. Os resultados indicam que a proposta de formação não parece adequada para que os futuros professores lecionem estatística no ensino médio.
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