Implementação da Matemática Moderna no ensino secundário português: relatos de uma experiência pedagógica

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X10192022025

Palabras clave:

História da educação Matemática, Reformas curriculares, Ensino secundário, Matemática Moderna, Formação de professores

Resumen

O início do movimento da Matemática Moderna português coincide com a reabertura dos estágios pedagógicos na Escola Secundária de Pedro Nunes (denominação atual) de Lisboa, em 1956. O metodólogo de Matemática desta Escola, Jaime Furtado Leote, faz parte de uma comissão nomeada ministerialmente, em 1963, para a revisão dos programas de Matemática dos dois últimos anos liceais, atuais 10º e 11º anos de escolaridade. Sabendo que a cultura escolar não muda por decreto, o objetivo deste artigo é dar a conhecer relatos dos estagiários desta Escola, sobre a implementação da experiência pedagógica da Matemática Moderna por eles vivida, que mostram uma realidade que não circulou nos canais oficiais e, portanto, menos difundida. Para o feito, procurámos e analisámos fontes primárias, nomeadamente, 30 trabalhos escritos produzidos pelos estagiários, 18 não publicados, e entrevistas a 4 ex-estagiários. Feita uma análise de conteúdo qualitativa das fontes concluímos que, mesmo ladeada de forte empenho pessoal e institucional, a implementação da reforma da Matemática Moderna está envolta em fortes dilemas e dificuldades. O aumento do formalismo na matemática aparece como uma necessidade quase vital e os estagiários alertam para o inconveniente do seu uso precoce no ensino. Ao pretender abarcar-se os novos desafios, quer ao nível dos conteúdos, quer das metodologias revela-se difícil definir um programa praticável. Além disso, concluímos que a Escola foi, na teoria e na prática, um centro de ensaios pedagógicos, frequentada por altas personalidades da sociedade portuguesa, que pretendia formar uma elite para comandar Portugal.

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Biografía del autor/a

Teresa Maria Pires Monteiro, Instituto Politécnico de Beja, Beja/Portugal

Doutora, Professora-adjunta, Instituto Politécnico de Beja, Beja/Portugal.

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Entrevistas

Maria Alzira SANTOS, Lisboa, 1 hora e 30 minutos, 8 de junho de 2015.

Maria de Lourdes RUIZ, Vila Real de Trás-Os-Montes, 1 hora e 30 minutos, 22 de setembro de 2010.

Maria Inês SANTOS, Lisboa, 1 hora, 14 de novembro de 2014.

Joaquim Simões REDINHA, por telefone, 30 minutos, 19 de novembro de 2010.

Joaquim Simões REDINHA, Lisboa, 3 horas, 27 de novembro de 2010.

Vicente Barão SAIANDA, Évora, 18 de março e 13 de setembro de 2010, 3 horas.

Publicado

2022-02-18

Cómo citar

MONTEIRO, Teresa Maria Pires. Implementação da Matemática Moderna no ensino secundário português: relatos de uma experiência pedagógica. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 25–43, 2022. DOI: 10.5965/2357724X10192022025. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/21699. Acesso em: 8 nov. 2024.