A construção de conhecimentos para o ensino de matemática nos cursos de formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X10192022001Palabras clave:
Educação Matemática, Formação inicial de professores, Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Conhecimentos para o ensinoResumen
A formação inicial de professores que ensinam matemática é um tema que desperta relevantes discussões para o campo da Educação. Este artigo é um editorial de apresentação de um dossiê internacional que, a partir de pesquisas realizadas no Brasil, no Chile, na Colômbia, na Venezuela e em Portugal acrescenta aos debates da área questões relacionadas com os currículos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura em Matemática e com a construção de conhecimentos, pelo professor em formação, para o ensino de matemática na Educação Básica. A reflexão sobre os dez artigos que compõem o dossiê mostra que existem semelhanças, nas diferentes realidades apresentadas, referentes à preocupação com a constituição profissional do professor e com a necessidade de mudanças nas estruturas curriculares dos cursos de formação de professores. Além mostra aspectos da história da formação inicial que ajuda na compreensão da situação vigente e na proposição de transformações futuras.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas: Cedes, v. 20, n. 68, p. 301-309, 1999.
BALL, Deborah Loewenberg; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389–407, 2008.
SHULMAN, Lee. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Thousand Oaks, California, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacio¬nais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014.
GATTI, Bernadete Angelina et al. Concepções e práticas na formação de professores e professoras* para a educação básica. In: GATTI, Bernadete Angelina et al. Professores no Brasil: novos cenários de Formação. Brasília, DF: UNESCO, 2019.
GATTI, Bernardete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa. (Org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.