Pesquisa em educação matemática e subjetividades: possibilidades teórico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08152020090Resumen
Nosso objetivo com este artigo é discutir referenciais teórico-metodológicos que se mostram potentes para desenvolver pesquisas que abordam a subjetividade em pesquisas em Educação Matemática. Para tanto, apresentaremos algumas compreensões gerais de três metodologias de pesquisa – História Oral, Sociopoética e Cartografia – e, junto a elas, lançaremos mão de algumas pesquisas para exemplificar como as subjetividades foram abordadas naquele exercício de investigação e o que foi possível elaborar de compreensões. É possível apontar que as metodologias têm características específicas, mas convergem quanto ao cuidado na manutenção do caráter científica, a atenção aos princípios éticos das abordagens, principalmente com os sujeitos envolvidos, e a possibilidade de propiciar aos investigadores aproximações às subjetividades, mesmo que de formas diferentes. Além disso, a partir das pesquisas citadas, advogamos em defesa da possibilidade e necessidade de desenvolver pesquisas em Educação Matemática nas quais evidenciemos os sujeitos e suas subjetividades, sendo necessário, portanto, buscarmos contextos mais sensíveis nas investigações.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.