Pesquisa em educação matemática e subjetividades: possibilidades teórico-metodológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08152020090

Resumen

Nosso objetivo com este artigo é discutir referenciais teórico-metodológicos que se mostram potentes para desenvolver pesquisas que abordam a subjetividade em pesquisas em Educação Matemática. Para tanto, apresentaremos algumas compreensões gerais de três metodologias de pesquisa – História Oral, Sociopoética e Cartografia – e, junto a elas, lançaremos mão de algumas pesquisas para exemplificar como as subjetividades foram abordadas naquele exercício de investigação e o que foi possível elaborar de compreensões. É possível apontar que as metodologias têm características específicas, mas convergem quanto ao cuidado na manutenção do caráter científica, a atenção aos princípios éticos das abordagens, principalmente com os sujeitos envolvidos, e a possibilidade de propiciar aos investigadores aproximações às subjetividades, mesmo que de formas diferentes. Além disso, a partir das pesquisas citadas, advogamos em defesa da possibilidade e necessidade de desenvolver pesquisas em Educação Matemática nas quais evidenciemos os sujeitos e suas subjetividades, sendo necessário, portanto, buscarmos contextos mais sensíveis nas investigações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Matemática (Unesp/Rio Claro), professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino - UERN/UFERSA/IFRN). Membro do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem).

Jorge Ricardo Ferreira Braúna, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN.

Possui graduação Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2017). Mestrando em Ensino pelo programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino - UERN/UFERSA/IFRN)

Daniel Syllas Pereira Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO - UERN/UFERSA/IFRN). Possui graduação em Pedagogia - Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Publicado

2020-10-09

Cómo citar

MORAIS, Marcelo Bezerra de; BRAÚNA, Jorge Ricardo Ferreira; SOUZA, Daniel Syllas Pereira. Pesquisa em educação matemática e subjetividades: possibilidades teórico-metodológicas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 90–108, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08152020090. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/17783. Acesso em: 8 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos