Pesquisa em educação matemática e subjetividades: possibilidades teórico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X08152020090Abstract
Nosso objetivo com este artigo é discutir referenciais teórico-metodológicos que se mostram potentes para desenvolver pesquisas que abordam a subjetividade em pesquisas em Educação Matemática. Para tanto, apresentaremos algumas compreensões gerais de três metodologias de pesquisa – História Oral, Sociopoética e Cartografia – e, junto a elas, lançaremos mão de algumas pesquisas para exemplificar como as subjetividades foram abordadas naquele exercício de investigação e o que foi possível elaborar de compreensões. É possível apontar que as metodologias têm características específicas, mas convergem quanto ao cuidado na manutenção do caráter científica, a atenção aos princípios éticos das abordagens, principalmente com os sujeitos envolvidos, e a possibilidade de propiciar aos investigadores aproximações às subjetividades, mesmo que de formas diferentes. Além disso, a partir das pesquisas citadas, advogamos em defesa da possibilidade e necessidade de desenvolver pesquisas em Educação Matemática nas quais evidenciemos os sujeitos e suas subjetividades, sendo necessário, portanto, buscarmos contextos mais sensíveis nas investigações.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.