Potencialidades da rede social Facebook como um espaço complementar à sala de aula durante estudo de sólidos geométricos: discussão de um produto educacional

Autores/as

  • Organdi Mongin Rovetta Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018222

Resumen

Com o objetivo de apresentar contribuições do produto educacional intitulado Geometria.... como um material suporte para o professor, este artigo versa sobre o guia didático resultante de uma pesquisa de mestrado que teve como principal objetivo analisar habilidades do pensamento geométrico construídas por alunos do ensino médio a partir de interlocuções propiciadas pela interação em sala de aula e em redes sociais durante o estudo de sólidos geométricos. A pesquisa foi realizada com 89 alunos da terceira série do ensino médio durante o ano de 2014, tendo como suporte teórico os trabalhos de Bairral sobre interações em ambientes virtuais e, sobre ensino e aprendizagem de geometria, a teoria de Van Hiele e às concepções de Gutiérrez sobre visualização.Constatamos a importância de aspectos visuais para a aprendizagem geométrica e potencialidades do uso das redes sociais aliadas ao trabalho desenvolvido em sala de aula, indicativos esses, que são compartilhados com o professor que está em sala de aula por meio do guia didático produzido. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-15

Cómo citar

ROVETTA, Organdi Mongin; SILVA, Sandra Aparecida Fraga da. Potencialidades da rede social Facebook como um espaço complementar à sala de aula durante estudo de sólidos geométricos: discussão de um produto educacional. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 222–240, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018222. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11905. Acesso em: 5 nov. 2024.