Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X10192022044

Keywords:

Currículos de Matemática, Integração Curricular, Projeto Integrador, Conhecimento Profissional Docente

Abstract

Levar licenciandas a estudar temas do currículo e a experienciar práticas que rompessem com a lógica disciplinar e linear do processo de educar matematicamente motivou a criação de oportunidade para colocá-las no processo de autoria de suas aprendizagens. Neste artigo analisamos 39 projetos integradores concebidos a partir do levantamento de aspectos da realidade local e problemas socais de onde estudantes e escola estão inseridos, para os quais as licenciandas de uma turma do curso de Pedagogia atuaram como autoras. Trata-se de um estudo do tipo análise documental, conduzido pelo objetivo de problematizar o desenvolvimento curricular em Matemática a partir de projetos integradores como prática na formação inicial de professores. A atividade de elaborar esses projetos levou as licenciandas a considerar que a construção do conhecimento implicado em questões e problemas da realidade global ou local envolve estudo, reorganizações e desconstrução da imagem do professor como único detentor do conhecimento. Também indicou a necessidade de se investir em conhecimentos específicos de Matemática e de metodologias de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gilberto Januario, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutor em Educação Matemática, Professor da Universidade Federal de Ouro Preto e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

References

ALONSO, Luísa. Para uma teoria compreensiva sobre integração curricular: o contributo do Projeto PROCUR. Infância e Educação: investigação e práticas, Porto, n. 5, p. 62-88, dez. 2002.

BARBOSA, Cirléia Pereira; LOPES, Celi Espasandin. Um estudo sobre a identidade profissional de futuros professores de Matemática no Estágio Curricular Supervisionado. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-25, jul. 2020.

BEANE, James Aires. Integração curricular: a essência de uma escola democrática. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 2, p. 91-110, jul./dez. 2003.

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução de Sandra Regina Netz. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GIROUX, Henry Armand. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1998.

JANUARIO, Gilberto. Agência, affordance e a relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. 3, p. 1055-1076, set./dez. 2020.

JANUARIO, Gilberto; LIMA, Katia; PEROVANO, Ana Paula. From linearity to rhizomatic network: content organisation in curriculum development in Mathematics. Acta Scientiae, Canoas, v. 23, n. 8, p. 3-22, aug. 2020.

MASOLA, Wilson de Jesus; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 52-67, jan./abr. 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOARES, Marilene Caitano Reis. A relação professor-materiais curriculares de Matemática: análise na perspectiva dos conceitos de affordance e agência. 2020. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Ciências Humanas. Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros.

STEHLING, Denise França; CONTI, Keli Cristina. Formação continuada de professores, desenvolvimento profissional e conhecimento matemático na Educação Infantil. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1-27, jul. 2020.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani Ferreira da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Published

2022-02-18

How to Cite

JANUARIO, Gilberto. Desenvolvimento curricular em matemática a partir de projetos integradores: estudo com professoras em formação inicial. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 44–62, 2022. DOI: 10.5965/2357724X10192022044. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/21708. Acesso em: 21 nov. 2024.