Análise das situações de ensino produzidas pelos acadêmicos de Licenciatura em Matemática da UTFPR-CT
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0107Palavras-chave:
ensino de matemática, formação inicial, repositório de situações de ensino de matemáticaResumo
Este trabalho apresenta um estudo que teve por meta compreender como o futuro professor de Matemática, em formação inicial, vem entendendo o ensino desta área do conhecimento, pelo que vem sendo produzido no trajeto formativo, quando se volta a pensar sobre situações de ensino. Orientadas pela interrogação ‘O que as situações de ensino elaboradas pelos acadêmicos de Licenciatura em Matemática da UTFPR-CT dizem sobre o ensino de Matemática?’ foram inventariadas e analisadas, na perspectiva fenomenológica, as situações de ensino destinadas à Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 e 2, produzidas durante a formação inicial dos licenciandos em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Curitiba (UTFPR-CT). Desta análise, encontraram-se convergências que foram confrontadas com as matrizes curriculares da referida formação inicial, como um dos pilares que sustenta escolhas para as propostas pedagógicas. A coleta das produções, denominadas situação de ensino, foi feita através do contato pessoal e via e-mail com os acadêmicos e docentes responsáveis pelas disciplinas, programas e projetos associados ao curso que tiveram como resultado o desenvolvimento destas intenções de trabalho. Este estudo mostrou que as metodologias de ensino mais utilizadas foram Resolução de Problemas, Investigação Matemática e Jogos. Os conteúdos matemáticos mais abordados foram Geometria e Estatística.
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