Uso de materiais didáticos instrucionais para inclusão e aprendizagem matemática de alunos cegos.

Autores

  • Ana Paula Poffo Koepsel
  • Viviane Clotilde Silva Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018413

Resumo

O presente artigo, com base em uma pesquisa desenvolvida, discute a importância do uso de materiais didáticos manipuláveis para a inclusão e aprendizagem matemática de alunos cegos. Possui como fundamentação teórica uma discussão sobre inclusão de alunos nas escolas e utilização de materiais didáticos manipuláveis nas aulas de matemática com o objetivo de uma aprendizagem mais efetiva e uma prática mais inclusiva. Para finalizar apresenta-se um dos materiais produzidos e que constam no produto educacional desenvolvido com base nesta pesquisa, assim como a análise da utilização do mesmo em uma turma de nono ano do ensino fundamental onde havia uma aluna cega. Esta pesquisa possibilitou verificar que o uso de materiais didáticos instrucionais nas aulas de matemática com toda turma auxilia na aprendizagem, na inclusão e na interação, não somente do aluno cego, mas de toda turma. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Clotilde Silva, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação para Ciência. Professora do Departamento de Matemática nas áreas de formação de professores de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

KOEPSEL, Ana Paula Poffo; SILVA, Viviane Clotilde. Uso de materiais didáticos instrucionais para inclusão e aprendizagem matemática de alunos cegos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 413–431, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018413. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11896. Acesso em: 21 nov. 2024.