Discussões sobre o envelhecimento e a imagem corporal com mulheres em situação de vulnerabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317815022019102Palavras-chave:
Extensão, Vulnerabilidade, Velhice, Mulheres.Resumo
Este é um relato sobre a realização das atividades da Oficina de criatividade desenvolvidas durante o ano de 2016/2017, integrando projeto de Extensão: Laços de Vida – bem-estar de mulheres em situação de vulnerabilidade, da Universidade Feevale. O Presente projeto que atuando no município de Ivoti/RS no Centro de Referência da Mulher (CRM), atendeu aproximadamente 25 mulheres com faixa etária em sua maioria acima dos 60 anos, em um total de aproximadamente 64 encontros.A Oficina de criatividades e propôs a desenvolver uma linguagem expressiva, utilizando recursos artísticos como mediação de suas questões de vida. Essas Oficinas foram coordenadas por uma professora da Universidade Feevale, uma aluna bolsista e uma aluna voluntária. Depois das reflexões sobre os temas surgidos ao longo da realização da Oficina, foi percebida a recorrência do tema envelhecimento em seus diversos aspectos. O Presente artigo, portanto, buscou investigar o processo de envelhecimento vivido pelas mulheres atendidas, revelando a complexidade das transformações corporais que ocorrem durante o envelhecimento e suas consequências emocionais e sociais.
Downloads
Referências
ANDRADE, L. Q. Terapias Expressivas. São Paulo: Vetor, 2000.
BALBINOTTI, Helena Beatriz. Finimundi – Adulto Maduro: o pulsar da vida. Porto Alegre: WS Editores, 2003.
BLESSMANN, E. J. Corporeidade e Envelhecimento: o significado do corpo na velhice.Estud. interdiscip. envelhec., Porto Alegre, v. 6, p. 21-39, 2004.
BRASIL. Portaria nº 2.528. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt2528_19_10_2006.html. Acesso em:> mar.2020.
MONTEIRO, P. P. Envelhecer: histórias, encontros, transformações. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MUCIDA, ngela. O sujeito não envelhece: Psicanálise e velhice. São Paulo: Autêntica, 2004.
PAIN, Sara. Os Fundamentos da Arterapia. Petrópolis: Vozes, 2009.
Projeto de Extensão: Laços de Vida – bem-estar de mulheres em situação de vulnerabilidade.Líder: RonalisaTorman. PROPPEX, Universidade Feevale, 2016/2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.