Momento lúdico: um experimento que traz o lúdico ao ensino acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267932023111

Palavras-chave:

jogos de tabuleiro, pedagogias visuais, lúdico, educação, interdsiciplinar

Resumo

Neste artigo, relata-se o “Momentos Lúdicos” para o ensino acadêmico interdisciplinar, na qual utiliza-se como base o jogo de tabuleiro “Mental Blocks”. Para tanto, esse jogo foi aplicado em cursos de Design Gráfico, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Diante disso, foi necessário enfatizar neste estudo a importância da adaptação das regras do jogo para, assim, atender às características de cada público-alvo, revelando que a ludicidade enriquece a experiência educativa, mas exige que se leve em consideração as particularidades dos alunos. Como suporte metodológico, utilizou-se da pesquisa-ação participante, de modo que o estudo tivesse um aspecto colaborativo. Sendo assim, no artigo em questão, destaca-se o papel do docente como mediador entre teoria e prática, proporcionando insights valiosos para a integração do lúdico no ensino e inspirando futuros desenvolvimentos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Juliana Barbosa Queiroz, Universidade Federal de Goiás

Mestra e Doutoranda em Arte e Cultura Visual UFG, Especialista em Gestão Pública, Membro dos Grupos de Pesquisa Cultura Visual, e JOGAART - Grupo de Pesquisa em Jogos, Audiovisual, Arte e Tecnologia. 12º Colocada no Desafio LED – Pela Educação (2023). Pesquisadora na área de jogos educacionais e jogos de tabuleiro, graduada em Design de Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de GO PUC GO. Servidora Pública pela UFG, Diretora da Publicidade Institucional UFG e Diretora de Comunicação da Associação de Egressos da UFG. juqueiroz@ufg.br

Thiago F. Sant'anna, Universidade Federal de Goiás

Thiago F. Sant’Anna é graduado em História e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, possui e Doutorado em História pela Universidade de Brasília, na Área de Concentração em Estudos Feministas e de Gênero; e Pós-Doutorado em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura Visual, da Faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal de Goiás, onde atua como professor do quadro permanente. Também é professor do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio, vinculado à Universidade Estadual de Goiás/ Campus Cidade de Goiás.

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

QUEIROZ, Juliana Barbosa; SANT’ANNA, Thiago F. Momento lúdico: um experimento que traz o lúdico ao ensino acadêmico. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 111–123, 2024. DOI: 10.5965/24471267932023111. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24532. Acesso em: 4 dez. 2024.